Censo revela crescimento da população idosa

Dados do Censo Demográfico 2022 apontam um crescimento expressivo na população idosa no Brasil, evidenciando uma mudança marcante no perfil demográfico do país. 

Entre 2010 e 2022, o número de pessoas com 65 anos ou mais aumentou em 57,4% – 22.169.101 indivíduos -, representando 10,9% da população total. 

Os dados revelam profundas mudanças na estrutura etária do Brasil. O envelhecimento da população é um fenômeno global impulsionado por fatores como a queda na taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida.

No Brasil, a base da pirâmide etária está se estreitando devido a esses fatores, com a diminuição da população jovem e o crescimento da população idosa. Em 1980, os idosos representavam apenas 4% da população. Em 2022, esse percentual subiu para 10,9%, o maior já registrado nos Censos Demográficos. Por outro lado, a proporção de crianças de até 14 anos caiu de 38,2% em 1980 para 19,8% em 2022.

Essas transformações exigem uma atenção especial do poder público e da sociedade como um todo. É fundamental repensar políticas públicas e serviços sociais para atender às demandas específicas da população idosa, garantindo seu bem-estar e qualidade de vida.

O Nonno nasceu com a paixão por cuidar dos mais velhos. É com essa paixão que fazemos nosso trabalho e nos tornamos referência em cuidado e assistência. Precisa de cuidadores certificados e de confiança? Clique aqui e conecte-se a profissionais qualificados para cuidar de quem você ama.

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/censo-2022-numero-de-idosos-na-populacao-do-pais-cresceu-57-4-em-12-anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja um orçamento agora mesmo?

Receba sua proposta e contrate profissionais selecionados e qualificados para cuidar de quem você ama

Encontre cuidadores selecionados com quem ama cuidar!

Navegação

Acompanhe nossas redes sociais